Alojamento

A Unidade  tem  seis  quartos,  uma sala de estar e de jogos com lareira e jardins.

Está equipada com aquecimento central, e todos os quartos têm televisão com recepção via satélite e casa de banho privativa.

A sala de estar, sem televisão, ficou reservada para conversar, ler, jogar ou simplesmente descansar. Também pode escolher uma das mesas e ficar a trabalhar sossegadamente. Existe possibilidade de se poder ligar à internet, desde que seja portador de equipamento compatível. Encontra livros e revistas e qualquer das janelas está virada para o jardim. Em primeiro plano, pode ver-se a sala logo seguida da mesa de pequenos almoços, onde poderá iniciar o seu activo dia de lazer ou de trabalho. O átrio é o local onde encontra o álbum com as fotografias de quem por aqui passou, e também o testemunho de quem o quis deixar no livro próprio. O sítio onde praticamente tem o primeiro contacto com a casa.

Um recanto do jardim com uma pequena zona de plantas de estufa, que está sempre à sombra. Outra zona do jardim, onde depois de se molhar no tanque que se vê parcialmente, pode apanhar sossegadamente uns banhos de sol.

Conheça os quartos da Casa do Patriarca:

O quarto do Almirante

O quarto do Almirante é um quarto muito amplo e tem uma cama de dossel, porque uma das janelas que possui é pequena e funda, e através dela se pode ver o ondular das folhas das tamareiras, lembrando uma zona tropical a ser atravessada por um navio.
Toda a sua decoração é em função da marinha, incluindo o friso de azulejos pintados à mão, com cordas manuelinas.
Um dos quadros chama-se Joana Rosa e foi oferecido pelo autor João Luís Pereira de Castro.

O quarto Patriarca

O quarto Patriarca encontra-se virado para o que já foi uma Igreja da Misericórdia. Tem duas camas com cabeceiras em ferro antigo, e a sua decoração baseou-se no nome ( Patriarca D. José), tanto os cortinados, como o cadeirão são de cor púrpura, tendo quadros com motivos religiosos.
É um quarto muito agradável e luminoso.

O quarto das Namoradeiras

O quarto das Namoradeiras obteve o seu nome em virtude de existirem duas namoradeiras de pedra junto à janela. Ora, como o nome bem indica, estas namoradeiras serviam para as meninas se sentarem da parte de dentro da janela ( a fingir que bordavam), e os pretendentes a passarem (casualmente) rua acima. rua abaixo. No entanto, também tinha a função de pôr em dia os enredos que se passavam pela terra.
É também diferente dos outros e tem duas camas com cabeceira de ferro antigo.

O quarto Saua Saua

O quarto Saua Saua é um quarto com denominação e decoração moçambicanas, é também uma praia lindíssima, com mangais e uma água tépida e transparente.
Situada no Norte de Moçambique, perto do Mossuril, Ilha de Moçambique, Saua Saua faz parte integrante de um conjunto de praias que só se podem definir como sendo o paraíso.
O quarto não consegue expressar este conjunto descrito, no entanto, é um quarto agradavelmente espaçoso, com cama de casal e uma casa de banho dupla.

O quarto Quinta

O quarto Quinta é um quarto alegre, virado para o jardim. A cama de casal é do século XIX, e como o nome do quarto indica a sua decoração é campestre sem , no entanto, perder o conforto.
O chilrear dos pássaros é o despertador normal, e na primavera tem a fragrância das rosas que desabrocham em simultâneo. É um quarto muito sossegado.

O quarto Oriente

O quarto Oriente é um quarto aconchegante, que se encontra virado ao nascente; quando as árvores se despem da folhagem. Há certos meses do ano em que a lua se vê nascer em todo o seu esplendor.
É o único quarto em que a mobília, com cama de casal, é toda branca e ao qual houve o cuidado de se dar um certo ar oriental; tal como os outros, tem aquecimento central e casa de banho privativa.